Pesquisar

DEPUTADO AFIRMA QUE TRE LEILOA DECISÕES

Deputado afirma que TRE-AM leiloa decisões - 05/08/2009

Local: Manaus - AM
Fonte: A Crítica
Link: http://www.acritica.com.br/


André Alves

O deputado estadual Wilson Lisboa (PCdoB) afirmou ontem, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que a Justiça do Amazonas “é uma das mais corruptas do Brasil” e que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) “leiloa suas decisões”.

De acordo com o parlamentar, o TRE é “um antro de propostas e mais propostas”. “Ganha a melhor, ganha a que for mais alta”, sustentou Lisboa. Segundo o deputado estadual, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “é a mesma coisa”.

Wilson Lisboa deu as declarações quando fazia um aparte ao discurso do colega José Lobo (PCdoB). Lobo reclamava, na tribuna da Casa, das decisões judiciais que, para ele, provocam instabilidade no Município de Coari (a 370 quilômetros de Manaus).

Conforme o parlamentar, liminares concedidas pela Justiça mudam a todo instantes a chefia da administração daquele município “e a população fica sofrendo”.

Ao comentar o assunto, o deputado Wilson Lisboa disse que o TRE “faz brincadeira de tira e bota”. “Bota fora, bota dentro, tira, joga para um lado, cabeceia pra cá, dá de cabeça e corre lá para receber. O TRE do nosso Estado, na realidade, ali (no tribunal), é uma situação... É um antro de propostas e mais propostas, e ganha a melhor, ganha a quer for mais alta, ganha a que tiver mais estruturada”, comentou.

“E eu estou dizendo isso porque nós já vivenciamos isso, eu vivenciei isso deputado (Lobo). E não é muito distante lá porque o TSE é a mesma coisa”.

Lisboa taxou de “ridícula” a decisão da desembargadora Socorro Guedes, que suspendeu a cassação do prefeito de Coari, Rodrigo Alves. A liminar de Socorro Guedes foi derrubada pelo TRE e Rodrigo Alves voltou a ser tirado do posto.

“Ridícula a decisão da presidente em exercício, que trouxe para si uma coisa que não era dela. E o Colegiado derrubou a decisão e ela ainda quis manter a decisão, uma decisão errônea, induzindo o tribunal ao erro”.

De acordo com Wilson Lisboa, “é por isso que a nossa Justiça é tão mal vista no resto do Brasil”.

“É uma das mais corruptas. E não é eu quem digo não. É o Conselho Nacional da Magistratura, que diz que o Estado do Amazonas tem uma das Justiças mais corruptas do Brasil. Tanto é, que afastou o desembargador Jovaldo (Aguiar), que perdeu lá no STF. Isso deve mudar”, disse o parlamentar, que completou: “Quanto vale cada processo? Isso é uma dolorosa interrogação”.

Segundo Lisboa, na Justiça “pelo menos a estátua é cega”. “Que brincadeira é essa? Que seriedade é essa desse tribunal, pelo amor de Deus? A população tem que ter conhecimento disso! A população não pode aceitar que o tribunal, o TRE, tenha essa possibilidade de leiloar as suas decisões. Esse é o termo, deputada Vera (Lúcia Castelo Branco): leiloar as suas decisões”, classificou.

Nenhum comentário: