Pesquisar

Internet banda larga via gasoduto Coari-Manaus chega a sete municípios do Amazonas

Iranduba é o primeiro município a receber internet de fibra ótica via gasoduto Coari Manaus, projeto que recebeu investimento de R$ 9,016 milhões

Municípios que ficam na rota do gasoduto serão contemplados com internet de fibra ótica
Municípios que ficam na rota do gasoduto serão contemplados com internet de fibra ótica (A Crítica)
O município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus) já pode contar com internet de qualidade via rede de fibra ótica, depois que o Governo do Amazonas inaugurou a Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus. No total serão sete municípios localizados na rota do gasoduto que receberão a internet banda larga. “O próximo município beneficiado será Manacapuru. E a nossa previsão é que até o fim deste ano, Coari, Codajás, Anori, Anamã e Caapiranga também possam contar com internet gratuita de alta qualidade”, disse o diretor presidente da Prodam, Tiago Monteiro de Paiva.
Na Praça dos Três Poderes, a mais popular de Iranduba, a população já conta com internet sem fio, via WIFI, com até 2 Megas.
O projeto da Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus recebeu investimento de R$ 9,016 milhões. Foi idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e tem o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM).
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Odenildo Sena, a proposta começou a ser desenhada desde 2010 com a política de estimular o desenvolvimento desses municípios.
“Hoje, o desenvolvimento de um município vem na esteira da internet. Essa infraestrutura de fibra ótica vai atrair investidores e vai influenciar na melhoria dos serviços de educação, saúde e segurança pública, que demandam sistemas informatizados e para isso precisam de internet de qualidade”, destacou.
Para o mototaxista Anderson Rodrigues (28), a internet disponibilizada gratuitamente na Praça Três Poderes tem ajudado a sua rotina de trabalho. “Muitos clientes mandam mensagem pra gente pelo Whatsapp e agora, com essa internet na praça, as mensagens chegam mais rápido. Tá bem melhor que o serviço da operadora”, falou Rodrigues.
Já o estudante Eduardo Santos (16) prefere utilizar o sinal para navegar pela internet. “A gente tem vindo aqui para a praça depois das aulas e aproveitamos para baixar aplicativos e navegar nas redes sociais”, disse.
Benefícios
A Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari-Manaus também vai proporcionar agilidade nos serviços oferecidos pelos postos do Pronto de Atendimento ao Cidadão (PACs), entre eles a emissão de documentos; atração de novos investimentos; geração de emprego e renda; emissão de nota fiscal eletrônica; interligação do programa Ronda no Bairro com sistemas de vigilância e emissão de boletim de ocorrência (BO) eletrônico; integração de hospitais e prontos atendimentos; utilização de novas tecnologias para videoconferências; telemedicina; controle de estoque de medicamentos; prontuários online; e também a integração de escolas e universidade a outras instituições de pesquisa; e formação de professores e ensino à distância.
Matéria acritica.com.br

 

Nenhum comentário: