Pesquisar

Petrobras e Cigás brigam por Silves

Há três meses, Petrobras e Cigás travam silencioso cabo de guerra pela exploração do gás natural do Município de Silves (a 204 quilômetros a leste de Manaus). A briga é para saber quem ficará com a maior fatia de lucro. O projeto da Petrobras é construir uma termelétrica de 100 megawatts no município e interligá-la ao Sistema Nacional por meio do Linhão de Tucuruí. A questão é que, pelo projeto da estatal, que excluiu a Cigás, o Estado não recolheria os tributos do serviço e teria como lucro apenas só os royalties.
Amarras
Embora a exploração de gás e petróleo seja um direito da União, a distribuição cabe aos Estados. E o empecilho para a Petrobras em Silves é um termo de cooperação entre a estatal, Governo do Amazonas, Eletrobrás e Cigás.
Detalhe
O termo é um compromisso de que qualquer projeto no local teria que contar com a participação de todos os representados na cooperação. Aliás, o documento conta com a assinatura da presidente Dilma Rousseff (PT), quando ainda era ministra de Minas e Energia, e impediu que o projeto fosse apresentado nos últimos três leilões da estatal.
Província
O projeto original da Petrobras, segundo o presidente da Cigás, Lino Chíxaro, previa apenas que o gás de Silves alimentasse o sistema nacional sem que a cidade fosse beneficiada com a produção de energia elétrica, o que sofreu alteração a partir de um alerta dele.
Potencial
O Campo Azulão, como é conhecido a área do poço de gás natural entre Silves e Itapiranga, é uma mostra do potencial econômico da Cigás, que está prestes a ser 100% privatizada pelo Governo do Estado do Amazonas.
 Apagão
O presidente do TCU, Augusto Nardes, informou ao deputado federal Carlos Souza (PSD) que já está em análise no tribunal o pedido de auditoria na Amazonas Energia. Souza cobra explicações para as sistemáticas interrupções no fornecimento de energia elétrica em Manaus.
 Distribuição
O pedido de auditoria na Amazonas Energia terá como relator José Jorge. Augusto Nardes foi deputado federal e é amigo de Carlos Souza, que participou com empenho do processo que o levou ao TCU.
Stress
Funcionários da CMM informaram que a vereadora Glória Carrate (PSD) passou a semana muito estressada. Pensaram que era por causa do processo que pode tirá-la da Casa a qualquer momento, mas o motivo é a festa de aniversário do filho, no sábado.
Diversidade
Glória, conhecida por apoiar o movimento GLS em Manaus, não fez discriminação na hora de distribuir os convites: convidou o segmento e todos os vereadores, incluindo a bancada evangélica.
Prático
Em visita à direção de A CRÍTICA, ontem, o secretário da Sejus, Wesley Aguiar, revelou que até final de janeiro o Ipat deverá contar com uma muralha no seu entorno. O Ipat é o único modelo de presídio no Estado sem muros e onde em junho foi registrado a maior fuga da história do País.
Escapou
Em tom de alívio, Wesley afirmou: “Conseguimos confirmar a obra antes do Estado fechar as torneiras”. O secretário se referia ao fechamento do sistema de compras em outubro na Sefaz, que impediu novos contratos.
 Pinga-fogo
Levantamento feito pelo Serasa Experian mostrou que embora a Região Norte lidere o ranking de cheques sem fundo no País, com devolução de 4,36%, do total de cheques compensados, o Amazonas é o Estado que menos registrou o tipo de golpe financeiro. O percentual do Amazonas ficou em 1,38%.
 O Corecon-AM promoveu, ontem, um debate questionando a falta de profissionais de Economia em órgãos públicos do Estado.
 Os economistas questionaram a presença de Airton Claudino na Seplan, dizendo que ele é contador. O presidente do Corecon-AM, Marcus Evangelista, afirmou que os cargos públicos deveriam ser ocupados conforme suas formações.
MATERIA ACRITICA.COM.BR
          

Nenhum comentário: