Tentativa de fraude é registrada a cada 15,6 segundos no Brasil, diz Serasa
No Brasil, a cada 15,6 segundos um consumidor é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, quando dados pessoais são usados indevidamente para obter crédito que não será pago ou fazer negócio sob falsidade ideológica.
Foram 837.641 tentativas de crimes como este nos cinco primeiros meses
do ano, segundo a Serasa Experian. O número representa uma alta de 2,3%
em relação aos 818.629 casos registrados em igual período de 2012.
O setor telefonia foi o que registrou o maior número de tentativa de
fraude entre janeiro e maio, com 330.920 casos --40% do total.
O segundo setor com o maior número de tentativas de fraude foi o de
serviços --que compreende seguradoras, construtoras, imobiliárias e
serviços em geral, como pacotes turísticos, salões de beleza etc.--, com
268.628 casos, ou 32% do total.
Já o segmento de bancos registrou 159.129 tentativas de fraude nos cinco
primeiros meses do ano, representando 19% do total apurado, enquanto o
varejo teve 65.643 casos, 8% do total. O restante ficou pulverizado nos
demais setores da economia.
CUIDADOS
Especialistas da Serasa apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados.
No entanto, alertam para o fato de ser comum que as pessoas forneçam
seus dados pessoais em cadastros na internet sem verificar a idoneidade e
a segurança dos sites.
A estretégia mais utilizada pelos golpistas, segundo a Serasa, é comprar
telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de
correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de
cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos em nome de outras
pessoas.
A recomendação dos especialistas é que a pessoa não forneça seus dados
pessoais para pessoas estranhas, além de nunca confirmar informações
pessoais ou número de documentos pelo por telefone, tomando cuidado com
promoções ou pesquisas.
Ao participar de sorteios ou promoções de lojas, é recomendável que o
consumidor nunca forneça seus dados pessoais em cupons e não faça
cadastros em sites que não sejam de confiança.
Ainda na internet, é preciso ter cuidado com sites que anunciam oferta
de emprego ou promoções e, principalmente, nunca fornecer dados pessoais
nas redes sociais. (ANDERSON FIGO)
MATÉRIA UOL.COM.BR
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