Pesquisar

Polícia prende em São Paulo de Olivença quadrilha que tentava traficar para os EUA animais silvestres avaliados em R$ 1 milhão

 
Animais Silvestres 1

Na opinião do Radar as penas por crime ambiental deveriam ser mais duras porque os criminosos conseguem responder em liberdade com um mero pagamento de fiança. Eles deveriam era ir parar na cadeia pra sentir o mesmo desespero de animais presos e maltratados dentro de jaulas, caixas de papelão ou madeira e sacos plásticos. Um desses exemplos, é o caso da prisão de uma quadrilha especializada no tráfico internacional de animais silvestres  presa por uma equipe de investigação da 52ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) localizada no município de São Paulo de Olivença, a 985 quilômetros em linha reta de Manaus. A quadrilha já vinha sendo investigada desde o ano de 2013 e agentes policiais conseguiram prender integrantes do bando graças ao avanço das investigações.

O grupo foi detido por volta das 15h após serem denunciados de forma anônima à unidade policial daquele município. Na estrada para o aeroporto, um carro de modelo picape encontrava-se abandonado e com 38 arraias de espécies raras, todas alojadas em sacos plásticos, 7 dos animais já estavam mortos.

Perto do local, policiais civis prenderam quatro homens, entre eles um menor de 17 anos, que estavam tentando fugir. Ari Seabra Arevalo, 45; Raimundo Arevalo, 36; e Francisco Chaves do Carmo, 53, confessaram em depoimento ter abandonado o carro na estrada após terem sido avisados sobre a presença da polícia.

Por volta das 12h uma aeronave clandestina pousou no aeroporto da cidade e permaneceu sem autorização na cabeceira da pista esperando o embarque da mercadoria

O delegado responsável pela prisão dos homens, titular da 52ª DIP, José Afonso Barradas Junior, destacou que parte dessa quadrilha já havia sido presa em 2013. “Esses bandidos estavam na nossa mira desde 2013 quando conseguimos prender cinco dos integrantes tentando embarcar com uma grande quantidade ilegal de peixes para tráfico. Já descobrimos que a rota de contrabando desse grupo passa pela Colômbia para enviar os animais aos EUA.”, informou a autoridade policial.

Os animais encontrados foram avaliados em cerca de R$ 1.000.000, o delegado informou ainda que as espécies capturadas estão na lista de seres em extinção e são encontrados apenas em dois lugares do Brasil, um deles é o rio Tapajós, rota de contrabando. Os animais que seriam vendidos para pesquisa e exposição em aquários encontram-se agora sob cuidados de técnicos no local.

Os homens foram autuados por Crime Ambiental, previsto no Artigo 29, parágrafo 1º inciso 3, da Lei nº9.605 /98, formação de quadrilha do Art. 288 do Código Penal Brasileiro, Associação Criminosa, e encontram-se a disposição da Justiça.

Animais Silvestres 2

Animais Silvestres 3
Matéria radaramazonico.com.br

Nenhum comentário: