Pesquisar

ZFM: Celulares e bicicletas são temas de discussão em Brasília


A Superintendência da Zona Franca de Manaus  participou, em Brasília, de reuniões realizadas na última semana para tratar sobre dois produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM): aparelhos celulares e bicicletas. Promovidas pelo Grupo Técnico de Análise do Processo Produtivo Básico (GTPPB), composto por representantes da Suframa, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as reuniões tiveram a participação de representantes das empresas interessadas e associações de classe, e tiveram por objetivo discutir propostas para incentivar os dois segmentos da indústria brasileira. A Suframa foi representada pelo coordenador-geral de Acompanhamento de Projetos Industriais (CGAPI), José Jorge do Nascimento Júnior.
A discussão que tratou sobre bicicletas foi proposta pela Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Segundo os empresários, diante da mudança do perfil do consumidor, que começa a exigir produtos com design mais moderno, de maior qualidade e performance, é necessário atualizar o PPB atual.
A alegação das empresas é de que componentes, até então considerados de uso exclusivo de bicicletas de alta performance, se tornaram de uso comum, como suspensões, guidões em materiais especiais e rodas, entre outros. A adaptação da tecnologia e da qualidade dos quadros utilizados  são fundamentais para as indústrias do setor, bem como o uso de materiais especiais (como o  alumínio e fibra de carbono) na fabricação de quadros é cada vez mais exigido pelo mercado consumidor. Assim, segundo as empresas, as estratégias de manufatura precisam ser revistas, buscando a viabilidade da fabricação de produtos de maior valor agregado.
MATERIA PORTALDOHOLANDA.COM

Nenhum comentário: