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Em obras desde 1997, metrô de Salvador ficará pronto seis meses após Copa

Divulgação/Secom BA
Diretor da CCR, empresa contratada para gerenciar metrô da cidade, confirmou que obras terminam em janeiro
Diretor da CCR, empresa contratada para gerenciar metrô da cidade, confirmou que obras terminam em janeiro
O metrô de Salvador não ficará pronto até a Copa do Mundo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15), em evento na capital baiana, por Herald Peter, diretor-presidente do Grupo CCR, companhia que venceu a licitação para operar o sistema.
De acordo com o Peter, a previsão para o início da operação comercial efetiva do metrô é para o mês de setembro de 2014, com conclusão em janeiro de 2015. Os primeiros trabalhos para a construção do metrô na capital da Bahia começaram em 1997. Mais de R$ 1 bilhão já foi gasto com a iniciativa.
Peter disse que em junho, data do Mundial da Fifa, os trens ainda estarão operando em fase de testes com sacos de areia, ao contrário do que prometeu o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, em maio de 2012. No fim de 2012, a obra acabou sendo excluída da Matriz de Responsabilidades da Copa.
Durante cerimônia realizada em um hotel da capital, na tarde desta terça, a presidente Dilma Rousseff assinou o contrato que autoriza a retomada das obras e construção de novas vias do metrô de Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana.
Ao lado do governador Jaques Wagner, Dilma firmou a PPP (Parceria Público Privada) entre os governos federal, estadual e o Grupo CCR, única empresa a fazer uma oferta, de R$ 127,6 milhões, para participar da licitação.
Do montante total a ser investido no projeto, R$ 3,9 bilhões, o governo federal vai arcar com R$ 1,3 bilhão, por meio do PAC 2 da mobilidade. O governo estadual entrará com R$ 1 bilhão e a CCR com os restantes R$ 1,6 bilhão através de financiamentos.
O orçamento prevê a conclusão da Linha 1 e da implementação início da Linha 2 do metrô de Salvador e Lauro de Freitas, totalizando 33,4 km de linhas e 19 estações.
A presidente da República anunciou novos investimentos dentro do PAC 2 da mobilidade na capital, a exemplo do BRT Lapa-Iguatemi, parceria entre governo federal e a prefeitura de Salvador, que terá um trajeto de 3 km e custará 600 milhões para os cofres da União e outros financiamentos.
Outra novidade é a implementação do VLT metropolitano ligando o bairro de Águas Claras a Paripe, em parceria com o governo estadual. Ambos os projetos ainda não têm previsão para sair do papel.
MATÉRIA UOL.COM.BR

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