Pesquisar

Aquífero Alter do Chão - 100% Brasileiro

A) Aquífero Alter do Chão - 100% Brasileiro


O aquífero Alter do chão recebeu esse nome por estar situado nas proximidades da cidade de  Alter do Chão,  uma cidade turística próxima de Santarém .


Crédito: CEDOC - Agência Nacional de Águas - ANA
                      

Em abril de 2010, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) afirmaram que o aquífero Alter do Chão, localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá.



       Este é o maior aquífero do mundo em volume d´água.        
Dados revelam:

a) Área  de 437,5 mil km² com espessura de 545 metros.

b) Com 86 mil km³ teoricamente ocuparia uma pequena área em extensão,  mas um grande volume, reservando aproximadamente 85 mil km³ de água contra apenas 45 mil km³ do aquífero Guarani.

c) Abastece a totalidade de  Santarém e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos.


B) Aquífero Guarani


Aquífero Guarani e foi nomeado em homenagem à tribo Guarani. já foi considerado como a maior reserva subterrânea de água doce do mundo até 2010.  Hoje é a segunda maior.

Um manancial que atravessa as fronteiras de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.



- Ocupa uma extensão de terra de, aproximadamente, 1,2 milhão de quilômetros quadrados.

- A profundidade da reserva é de, aproximadamente, 1500 metros.


-  70% desse reservatório de água está localizado no Brasil, espalhado pelo subsolo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

- A reserva de água está protegida de contaminações e infiltrações por uma camada de rocha basáltica, que facilitam a absorção das águas das chuvas, que ficam confinadas em rochas impermeáveis a centenas de metros de profundidade. 

-  Os maiores vilões desse processo são o agrotóxico utilizado na agricultura e o vinhoto (resíduo da destilação fracionada da cana-de-açúcar), que atingem o reservatório.

      O aquífero Guarani em Santa Catarina

O risco de contaminação, apontado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é preocupante, mas ainda não compromete para o uso do homem os quase 50 quatrilhões de litros de água do aquífero. 
(Luiz Fernando Scheibe, professor do departamento de geociências da UFSC)



Na dissertação de mestrado defendida por Cícero Almeida no Departamento de Geografia da UFSC encontra-se:

Nenhum comentário: